terça-feira, 20 de dezembro de 2011
POEMA MÃE TERRA
Mãe Terra
A terra dá
A terra tira
Transforma e edifica
Recomeça nova vida
A terra, celeiro de esperança
Estão destruindo a todo instante
Pede socorro aflita
Quer vida com abundância
Hoje, desnuda, desprovida, desprezada
O homem não tem dó, nem apreço
Compartilha a cada instante
vendo consequência nesse desfecho
A seiva que outrora jorrava
As árvores que outrora enfeitavam
A paisagem ficou tão feia, triste
Falta-lhe água e sombra fria
Nossa mãe terra! Nosso celeiro
Jamais será a mesma
O homem como uma fera a destrói
Desnudando a mãe natureza.
de Maria Seuna Silva de Carvalho
http://www.mundojovem.com.br/poema-natureza-109.php
LINDOS POEMAS SOBRE MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente
Desde o início, tudo mudou
O meio ambiente, já se transformou,
Tapamos nossos olhos, para não ver
Tudo que está acontecendo
Não queremos perceber
Animais famintos, outros extintos
As florestas mudaram
Muitas árvores derrubaram.
O povo consumista, não quer saber
A natureza pede ajuda,
Sem ninguém pra socorrer
A mata está sufocada
As pessoas ficam caladas
Fábricas, fumaças...
Dinheiro sujo, só desgraça.
Temos que agir,
O mundo vai cair
Talvez caia em cima de nós
E ninguém escutará nossa voz.
de Caroline M. Costa
http://www.pucrs.br/mj/poema-ecologia-16.php
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
MINHA BIOGRAFIA ECOLÓGICA
BIOGRAFIA ECOLÓGICA
Meu nome é Maria Rosalina da Silva, nascida em 19.08.1967 na cidade de Rio Branco-Acre, tenho 44 anos, sou licenciada em Geografia Pela Universidade Federal do Acre(UFAC), e pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Várzea Grande (IVE), oferecido aqui mesmo em Rio Branco.
Atualmente, resido na mesma cidade e faço parte do quadro de professores efetivo do estado,lotada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lourival Sombra P.Lima.
Eu nasci na zona rural de Rio Branco a mais ou menos uns 30 km do centro da cidade que na época era um lugar praticamente isolado,cercado pela floresta densa e tínhamos como único recurso de locomoção no espaço, os caminhos (varadouros) pelo meio da mata a pé ou no lombo de animais ,ou através de barco pelo Riozinho do Rola. Vivi ali até meus 9 anos de idade e vim pra cidade sem saber ler, eu e meus 8 irmãos.
O ramal era pouco habitado, uma casinha e outra perdida no meio daquele verde,as marges dos caminhos ou dos rios e igarapés.Tudo era muito natural,muito lindo ao meu ponto de vista.Construções? somente as casas humildes feitas de madeiras da floresta ou de palhas.Escolas? Alguma casa funcionava como sala de aula a quilômetros de distãncia, aproveitando o pouco conhecimento de algum morador da região como professor de todas as séries ( de 1ª a 4ª).
Então, viemos embora para a cidade, mamãe nos colocou na escola e eu só aprendi a ler aos 10 anos de idade. Minha cidade na época ainda era pouco desenvolvida, pequena, pacata,ruas de barro,casas simples,poucos prédios,poucas escolas,era praticamente isolada do restante do país .Televisão ,carro e telefone era privilégio só dos ricos.
De uns 20 anos pra cá aproximadamente Rio Branco passou por muitas transformações daquela época até os dias atuais.Estamos totalmente interligados com o restante do país e com o mundo através dos meios de transportes e comunicações.Existem grandes avenidas,pontes e outras construções com padrões de arquitetura moderna,escolas,praças,universidades supermercados,shopping, enfim,é uma cidade em desenvolvimento.
Mas com o desenvolvimento, consequentemente vem a agressão ao Meio Ambiente.Grande parte dos nossos rios e igarapés estão poluídos,ruas e praças sujas,prédios pichados,florestas sendo dizimadas para dar lugar aos campos,lavouras ou loteamentos residenciais.
Nossa população é de uma riqueza cultural um tanto complexa,comemora-se várias datas do ano,reúnem multidões ,além das festas tradicionais aos finais de semana,bebedeiras. Os festejos tem o seu lado bom a diversão,a alegria no entanto, quem muito festeja,acaba esquecendo o respeito ao Meio ambiente,deixando o espaço poluído de uma forma geral.
Eu com relação ao mundo, honestamente falando,também tenho minha parcela de agressão ao espaço quando em minha casa produzimos muito lixo, não separamos para a coleta,relaxamos as vezes com a limpeza do quintal,consumimos muita água e energia desnecessária.
O resultado da minha Pegada Ecológica foi o seguinte:
-Seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.3 planetas por ano (considero alta);
-2.4 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra;
-A maior área da minha pegada foi em alimentos, concordo plenamente com este resultado.
O resultado da minha Pegada Ecológica não me agradou,mas essas atividades estão me servindo como uma reflexão em minhas ações,estou tentando adquirir consciência de que não adianta só admirar,ser uma eterna apaixonada pela natureza mas tenho que criar coragem,atitude de fazer alguma coisa pelo Meio Ambiente onde vivo,mudar nossos hábitos de consumo. Coragem de disseminar essa idéia ecologicamente correta em minha casa,no meu trabalho ou até na comunidade.Sei que não posso fazer muita coisa agindo isoladamente,mas quem sabe de uma forma conjunta possamos fazer a diferença.
Quero acrescentar aqui uma mensagem que gosto muito e que nos leva a uma reflexão com relação ao tema em questão:
Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
Rio Branco-AC, 13 de dezembro de 2011.
sábado, 17 de dezembro de 2011
RELAÇÃO ENTRE AS PERDAS AMBIENTAIS E CULTURAIS
segunda-feira, 12 de setembro de 2011 Vendaval derruba árvores e destrói casas e carros em Rio Branco
Re: segunda-feira, 12 de setembro de 2011. Vendaval derruba árvores e destrói casas e carros em Rio Branco
por Maria Rosalina da Silva - quarta, 14 dezembro 2011, 20:2
AS CATÁSTROFES AMBIENTAIS E CULTURAIS
A cada dia,mês e ano a agressão ao Meio ambiente se intensifica em todas as partes do planeta, incluindo o Brasil, com uma das maiores reservas naturais do mundo sendo ameaçada de ser completamente dizimada.
Em nossa região por exemplo ,acompanhamos através da mídia ou mesmo ao vivo em nossa volta,florestas sendo derrubadas e queimadas, solos empobrecendo ou rachando de tão seco, cursos d'água contaminados com agrotóxicos e lixos, ar poluído com gases que prejudicam a saúde dos seres vivos,mudanças climáticas catastróficas. Nós contribuímos com o desequilíbrio ecológico direta ou indiretamente e o que é pior,adoecemos a natureza e também sentimos os sintomas como revanche as agressões,são enxurradas,tempestades,furacões , e outros fenômenos naturais que ocorrem e que deixam um rastro devastador em nossas vidas,fazem milhares de vítimas fatais,populações desabrigadas,outras muito doentes com marcas as vezes irreversíveis. A tudo isso devemos refletir e lutar por um ambiente mais saudável para o bem da humanidade e das gerações futuras.
RESULTADO DA MINHA PEGADA ECOLÓGICA
Re: Fórum - Vamos socializar nossas pegadas? (Fórum)
por Maria Rosalina da Silva - segunda, 5 dezembro 2011, 19:45
É isso aí pessoal,calculando a minha pegada ecológica no planeta,obtive o resultado de 1.3, o que entendi como um valor relativamente alto. Não era bem isso o que eu queria apresentar,pois amo a natureza, e gostaria muito de poder fazer algo no sentido de ajudar a diminuir os impactos ambientais que tanto assolam o nosso planeta,mesmo que atuando em uma escala mínima do espaço onde moro.
O cálculo da minha pegada ecológica me chamou a atenção para alguns hábitos que temos em minha casa(em família) ou seja,muitas vezes,esquecemos de desligar as lâmpadas logo ao amanhecer,deixamos televisão e computador funcionando praticamente o dia inteiro e nem sempre estamos utilizando.Confesso também que não costumamos separar o lixo produzido em nossa casa cuja quantidade é significativamente alta o suficiente para contribuir com a poluição ambiental no meio em que vivemos.
Mas uma coisa me tranquiliza.É saber que eu a partir daqui, posso analisar e refletir sobre nossas atitudes acima citadas e começarmos a adquirir novos hábitos de consumo mais conscientes,menos prejudicial ao Meio Ambiente.E posso ainda,me tornar uma multiplicadora de uma consciência ecologicamente correta no meu ambiente de trabalho e na comunidade da qual faço parte.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)