segunda-feira, 14 de maio de 2012

domingo, 13 de maio de 2012

LUGAR LINDO NA ESTRADA DO BUJARI(BAR ,RESTAURANTE E AÇUDE)


                                               

ACORDO DE CONVIVÊNCIA
Sendo a escola uma unidade que tem como objetivo principal a formação de cidadãos educados, conscientes e justos, cabe-lhe o dever de adotar estratégias de ensino/educativo adequados para atingir tais metas.
Vale salientar também que uma unidade tão complexa como é a escola, necessita de um empenho coletivo que envolva toda a comunidade escolar, voltados para objetivos em comum, ou seja, o ensino/aprendizagem de nossa clientela de forma a prepará-los para uma vida adulta bem sucedida e próspera.
Também é primordial para o grupo que todas as pessoas se sintam ouvidas e que percebam sua importância no grupo. Há muitas ideias que são sepultadas sem que nem ao menos tenham vindo ao mundo pelo simples fato de que as pessoas não sentem segurança suficiente em seu ambiente de trabalho para apresentá-las. Fazer parte do grupo significa participar integralmente, falando suas ideias e também ouvindo a dos outros, opinando com o grupo ou mostrando sua contrariedade.
Ao final, no entanto, a partir das decisões coletivas, todos devem agir a favor das realizações preconizadas. Mesmo aqueles que tiveram outras ideias e que durante o planejamento e organização do projeto não tinham como opção os caminhos escolhidos pela maioria devem ser adeptos fiéis e leais aos caminhos propostos. Isso não significa, é claro, que devemos abrir mão de nossa individualidade e de nossos sonhos, o ideal é que consigamos demonstrá-los ao longo do trabalho ao incorporar inovações e mudanças necessárias sempre que acharmos possível e discutirmos com o grupo.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
(Paulo Freire)
Sendo assim, aqui serão expostas algumas sugestões que podem ser adotadas na  escola em prol de melhor  qualidade de ensino e também de vida.

·         Manter, sobretudo, uma relação harmoniosa entre o corpo docente e discente da escola;
·        Formar um grupo composto por professores, alunos e funcionários da escola atuantes e comprometidos em defesa do Meio Ambiente;
·         Buscar parcerias de apoio à escola através de doações e palestras educativas;
·        Criar um Conselho Escolar atuante com um representante de cada categoria (professores, funcionários, alunos e pais de alunos);
·     Realizar reuniões periódicas com os pais de alunos estimulando uma relação de parceria e harmonia entre escola e comunidade;
·     Incentivar a criação de um grêmio Estudantil dinâmico que possa auxiliar a escola em busca de uma solução para os eventuais problemas.


Rio Branco – AC, 11 de março de 2012.
Maria Rosalina da Silva.