terça-feira, 24 de abril de 2012

A PLANTA DA MINHA ESCOLA


 
PLANTA BAIXA DA ESCOLA-TEXTO DE ANÁLISE
Apesar da escola em questão ainda não se enquadrar no princípio dos 5Rs, ela apresenta-se atraente e acochegante considerando-se alguns aspectos relatados a seguir:
-ACÚSTICO
Nenhum setor da escola possui um isolamento acústico ideal no entanto, os pavilhões foram bem distribuídos no espaço de forma a distanciar o suficiente evitando que o barulho incomode no desenvolvimento das aulas.Sem contar que as ruas em volta da escola são de pouca movimentação tanto de carros como de pessoas, portanto, a poluição sonora se torna moderada.
-TÉRMICO
Percebemos que o projeto de construção da escola abriu mão de recursos tecnológicos mais adequados a ventilação do ambiente visto que as salas de aula dispõem apenas de ventiladores pouco eficientes. Foram construídas janelas largas, com  aberturas, no entanto,  a cidade de Rio Branco possui  Latitude próximo a Linha do Equador e por isso recebemos muita insolação e consequentemente, muito calor.
-VISUAL
A escola é de um atrativo visual significativo, com grande área construída (de porte médio), com dependências além das salas de aula, quadra de esportes, auditório, laboratório de informática e outros. Dispõe também de um pátio amplo bem arborizado com fruteiras, jardins floridos, pássaros e insetos ,enfim todo um conjunto que  desperta nas pessoas um sentimento harmonioso com o próximo e com o Meio Ambiente.
Um olhar por fora do muro não  chega a ser desagradável não porque a escola está localizada num conjunto habitacional  até privilegiado, planejado obedecendo as regras urbanísticas com ruas pavimentadas, redes de esgotos,iluminação pública, praças, supermercados prédios comerciais e outros.

-ACESSIBILIDADE
A escola foi planejada para facilitar o acesso das pessoas a todos os departamentos através de corredores amplos e ainda, com rampas e corrimões permitindo o deslocamento de pessoas com necessidades especiais em todo o espaço escolar.


-MOVIMENTO APARENTE DO SOL COM RELAÇÃO A ESCOLA
Com base em algumas pesquisas ,cabe ressaltar que atualmente, o sol se localiza sobre a Linha do Equador e estamos no período do Equinócio de Outono que tem início  dia 20 de Março até mais ou menos 20 de Junho, tornando-se um período bastante quente em nossa cidade por situar-se numa região próximo a Linha do Equador como já foi citado anteriormente.Essa questão também foi planejada com certeza pois, o sol nasce  do lado Leste ou seja, atrás da quadra da escola e se põe a Oeste na lateral direita da escola assim, seus raios não refletem tão diretamente nas salas de aula.


FONTES DE PESQUISA
-UTC dos solstícios e equinócios entre 2002 e 2017
Rio Branco-Acre, 22 de Abril de 2012.
Cursistas
-Maria Rosalina da Silva

COLABORADOR: João Paulo Silva Wiciuk (estudante de Ens. Médio)



MINHA ECOTÉCNICA


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  DARCY VARGAS
EQUIPE GESTORA: Marizélia Pereira de Souza (gestora),Rita de Abreu de Souza(coord.de Ensino, Terezinha Melo Sarah(coord.Pedagógica)
ENDEREÇO: ESTRADA DIAS MARTINS
BAIRRO: JARDIM PRIMAVERA, R.BRANCO-AC

ECOTÉCNICA- CANTEIRO DE HORTALIÇAS


A ESCOLHA DA ESCOLA
Nós escolhemos desenvolver essa atividade nesta escola mais próximo da minha casa por ser uma atividade que requer várias etapas de produção , várias visitas em horários alternados e assim, facilita a nossa freqüência no local.
Outro motivo é que a escola  está carente de uma horta e dispõe de um pátio bem adequado para a produção de canteiros e cultivo de hortaliças.
DA IMPORTÂNCIA
A importância do canteiro de hortaliças é que além de incrementar a merenda escolar, é uma atividade bem atrativa para o alunado , que visa envolvê-los no sistema produtivo para o seu próprio consumo, proporcionando ao mesmo tempo uma conscientização de suas potencialidades no aprender a fazer .
É importante também proporcionar aos mesmos uma relação dessa prática produtiva, do produto,e do material utilizado com as disciplinas  do currículo escolar, onde os professores poderão desenvolver  atividades  nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, ciências,Geografia, artes e outras.
RECURSOS
-garrafas pet para serem utilizadas como base no formato dos canteiros;
-terra preta ou esterco de animal ou vegetal para o enchimento dos canteiros;
-mudas ou sementes de hortaliças que podem ser arranjadas na própria comunidade;
-uma pá para revirar  a terra;
-baldes;
-água para regar os canteiros  duas vezes por dia.


MODELO DO CANTEIRO





 






                                                                                                        http://permaculturalagooeste.blogspot.com.br/

ETAPAS DA PRODUÇÃO
1º-Um planejamento  junto a equipe gestora e os professores envolvidos;
2º-A escolha do local;
3º Mobilizar as turmas para  catar garrafas pet para formar a estrutura dos canteiros;
4º-Mobilizar também a comunidade no sentido de doação de mudas e sementes de hortaliças;
5º-Momento da produção dos canteiros, enchimento dos mesmos com terra preta ou esterco;
6º-Plantio das hortaliças e cuidados diários.
Rio Branco-AC,23 de Abril de 2012.
Equipe:
Maria Rosalina
Zuila I.Lindoso
Mª de Nazaré P.de Souza Marinho