quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CRÔNICAS DE UMA ADOLESCENTE



VIDA DE ACREANO
Embora invisíveis por muitos, cá estamos nós e por incrível que pareça não somos extraterrestres, não criamos onças-pintadas como animal de estimação, e muito menos fazemos dança da chuva todos os dias como “ritual sagrado do acreano”. Nós aqui temos sim nossas influências vindas da floresta por estarmos próximo dela, da mesma forma que aqueles que habitam regiões praieiras tem suas influências marítimas, mas isso não diz que temos que ser obrigatoriamente “bichos do mato” ou “nativos “ como dizem por aí.
Vida de acreano não é fácil, as pessoas daqui estudam e trabalham muito para acompanhar o progresso brasileiro e mundial em tempo  real. Apesar disso, somos vítimas de algumas piadinhas sem graça que algumas pessoas insistem em fazer em pleno séc.XXI, tais como: -O Acre existe? Onde fica? Lá tem faculdades? Qual o nome da sua aldeia? Ou até mesmo, lá tem casa, carro cidade ou só mato mesmo? Temos que aturar essas interrogações. É difícil pois ninguém precisa ser um intelectual de carteirinha para saber que existimos sim.
E enganam-se quem acredita que isso nos incomoda ou nos atrapalha a ponto de interferir em nossos sonhos, nossos projetos de vida. Nós aqui temos destaques, heróis que nos representam em toda parte do mundo e por isso deveríamos ser mais respeitados. O imortal Chico Mendes é uma prova disso. E quando conseguimos vencer é porque somos guerreiros e para mostrar que somos capazes de ir muito longe independentemente de estarmos distantes geograficamente das  metrópolis que comandam o país e o panorama mundial.


M.C.S.W.
Estudante de 9º ano e escritora de crônicas.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CONCLUSÃO DO CURSO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM VIDA
da direita para a esquerda nossa tutora Nazaré Ferreira, nosso Sec.de Educação,e as coordenadoras do curso.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

domingo, 13 de maio de 2012

LUGAR LINDO NA ESTRADA DO BUJARI(BAR ,RESTAURANTE E AÇUDE)


                                               

ACORDO DE CONVIVÊNCIA
Sendo a escola uma unidade que tem como objetivo principal a formação de cidadãos educados, conscientes e justos, cabe-lhe o dever de adotar estratégias de ensino/educativo adequados para atingir tais metas.
Vale salientar também que uma unidade tão complexa como é a escola, necessita de um empenho coletivo que envolva toda a comunidade escolar, voltados para objetivos em comum, ou seja, o ensino/aprendizagem de nossa clientela de forma a prepará-los para uma vida adulta bem sucedida e próspera.
Também é primordial para o grupo que todas as pessoas se sintam ouvidas e que percebam sua importância no grupo. Há muitas ideias que são sepultadas sem que nem ao menos tenham vindo ao mundo pelo simples fato de que as pessoas não sentem segurança suficiente em seu ambiente de trabalho para apresentá-las. Fazer parte do grupo significa participar integralmente, falando suas ideias e também ouvindo a dos outros, opinando com o grupo ou mostrando sua contrariedade.
Ao final, no entanto, a partir das decisões coletivas, todos devem agir a favor das realizações preconizadas. Mesmo aqueles que tiveram outras ideias e que durante o planejamento e organização do projeto não tinham como opção os caminhos escolhidos pela maioria devem ser adeptos fiéis e leais aos caminhos propostos. Isso não significa, é claro, que devemos abrir mão de nossa individualidade e de nossos sonhos, o ideal é que consigamos demonstrá-los ao longo do trabalho ao incorporar inovações e mudanças necessárias sempre que acharmos possível e discutirmos com o grupo.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
(Paulo Freire)
Sendo assim, aqui serão expostas algumas sugestões que podem ser adotadas na  escola em prol de melhor  qualidade de ensino e também de vida.

·         Manter, sobretudo, uma relação harmoniosa entre o corpo docente e discente da escola;
·        Formar um grupo composto por professores, alunos e funcionários da escola atuantes e comprometidos em defesa do Meio Ambiente;
·         Buscar parcerias de apoio à escola através de doações e palestras educativas;
·        Criar um Conselho Escolar atuante com um representante de cada categoria (professores, funcionários, alunos e pais de alunos);
·     Realizar reuniões periódicas com os pais de alunos estimulando uma relação de parceria e harmonia entre escola e comunidade;
·     Incentivar a criação de um grêmio Estudantil dinâmico que possa auxiliar a escola em busca de uma solução para os eventuais problemas.


Rio Branco – AC, 11 de março de 2012.
Maria Rosalina da Silva.

terça-feira, 24 de abril de 2012

A PLANTA DA MINHA ESCOLA


 
PLANTA BAIXA DA ESCOLA-TEXTO DE ANÁLISE
Apesar da escola em questão ainda não se enquadrar no princípio dos 5Rs, ela apresenta-se atraente e acochegante considerando-se alguns aspectos relatados a seguir:
-ACÚSTICO
Nenhum setor da escola possui um isolamento acústico ideal no entanto, os pavilhões foram bem distribuídos no espaço de forma a distanciar o suficiente evitando que o barulho incomode no desenvolvimento das aulas.Sem contar que as ruas em volta da escola são de pouca movimentação tanto de carros como de pessoas, portanto, a poluição sonora se torna moderada.
-TÉRMICO
Percebemos que o projeto de construção da escola abriu mão de recursos tecnológicos mais adequados a ventilação do ambiente visto que as salas de aula dispõem apenas de ventiladores pouco eficientes. Foram construídas janelas largas, com  aberturas, no entanto,  a cidade de Rio Branco possui  Latitude próximo a Linha do Equador e por isso recebemos muita insolação e consequentemente, muito calor.
-VISUAL
A escola é de um atrativo visual significativo, com grande área construída (de porte médio), com dependências além das salas de aula, quadra de esportes, auditório, laboratório de informática e outros. Dispõe também de um pátio amplo bem arborizado com fruteiras, jardins floridos, pássaros e insetos ,enfim todo um conjunto que  desperta nas pessoas um sentimento harmonioso com o próximo e com o Meio Ambiente.
Um olhar por fora do muro não  chega a ser desagradável não porque a escola está localizada num conjunto habitacional  até privilegiado, planejado obedecendo as regras urbanísticas com ruas pavimentadas, redes de esgotos,iluminação pública, praças, supermercados prédios comerciais e outros.

-ACESSIBILIDADE
A escola foi planejada para facilitar o acesso das pessoas a todos os departamentos através de corredores amplos e ainda, com rampas e corrimões permitindo o deslocamento de pessoas com necessidades especiais em todo o espaço escolar.


-MOVIMENTO APARENTE DO SOL COM RELAÇÃO A ESCOLA
Com base em algumas pesquisas ,cabe ressaltar que atualmente, o sol se localiza sobre a Linha do Equador e estamos no período do Equinócio de Outono que tem início  dia 20 de Março até mais ou menos 20 de Junho, tornando-se um período bastante quente em nossa cidade por situar-se numa região próximo a Linha do Equador como já foi citado anteriormente.Essa questão também foi planejada com certeza pois, o sol nasce  do lado Leste ou seja, atrás da quadra da escola e se põe a Oeste na lateral direita da escola assim, seus raios não refletem tão diretamente nas salas de aula.


FONTES DE PESQUISA
-UTC dos solstícios e equinócios entre 2002 e 2017
Rio Branco-Acre, 22 de Abril de 2012.
Cursistas
-Maria Rosalina da Silva

COLABORADOR: João Paulo Silva Wiciuk (estudante de Ens. Médio)



MINHA ECOTÉCNICA


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  DARCY VARGAS
EQUIPE GESTORA: Marizélia Pereira de Souza (gestora),Rita de Abreu de Souza(coord.de Ensino, Terezinha Melo Sarah(coord.Pedagógica)
ENDEREÇO: ESTRADA DIAS MARTINS
BAIRRO: JARDIM PRIMAVERA, R.BRANCO-AC

ECOTÉCNICA- CANTEIRO DE HORTALIÇAS


A ESCOLHA DA ESCOLA
Nós escolhemos desenvolver essa atividade nesta escola mais próximo da minha casa por ser uma atividade que requer várias etapas de produção , várias visitas em horários alternados e assim, facilita a nossa freqüência no local.
Outro motivo é que a escola  está carente de uma horta e dispõe de um pátio bem adequado para a produção de canteiros e cultivo de hortaliças.
DA IMPORTÂNCIA
A importância do canteiro de hortaliças é que além de incrementar a merenda escolar, é uma atividade bem atrativa para o alunado , que visa envolvê-los no sistema produtivo para o seu próprio consumo, proporcionando ao mesmo tempo uma conscientização de suas potencialidades no aprender a fazer .
É importante também proporcionar aos mesmos uma relação dessa prática produtiva, do produto,e do material utilizado com as disciplinas  do currículo escolar, onde os professores poderão desenvolver  atividades  nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, ciências,Geografia, artes e outras.
RECURSOS
-garrafas pet para serem utilizadas como base no formato dos canteiros;
-terra preta ou esterco de animal ou vegetal para o enchimento dos canteiros;
-mudas ou sementes de hortaliças que podem ser arranjadas na própria comunidade;
-uma pá para revirar  a terra;
-baldes;
-água para regar os canteiros  duas vezes por dia.


MODELO DO CANTEIRO





 






                                                                                                        http://permaculturalagooeste.blogspot.com.br/

ETAPAS DA PRODUÇÃO
1º-Um planejamento  junto a equipe gestora e os professores envolvidos;
2º-A escolha do local;
3º Mobilizar as turmas para  catar garrafas pet para formar a estrutura dos canteiros;
4º-Mobilizar também a comunidade no sentido de doação de mudas e sementes de hortaliças;
5º-Momento da produção dos canteiros, enchimento dos mesmos com terra preta ou esterco;
6º-Plantio das hortaliças e cuidados diários.
Rio Branco-AC,23 de Abril de 2012.
Equipe:
Maria Rosalina
Zuila I.Lindoso
Mª de Nazaré P.de Souza Marinho